O professor José Cleudo Gomes foi o convidado da turma de
Jornalismo, Cidadania e Direitos Humanos do Curso de Jornalismo da Universidade
Federal da Paraíba para o V Colóquio de Diversidade Sexual, ocorrido no dia 24
de novembro de 2016. Cleudo é mestre em Educação e especialista em Gestão Pública
Municipal, ambas formações pela UFPB. A organização do colóquio foi de Cephas Castro,
Gabriel Costa Dantas, Laianna Janu e Robson Martins.
VEJA O COLÓQUIO NA ÍNTEGRA
1- Diversidade sexual e a escola
Neste vídeo o professor discute as
representações culturais associadas ao sujeito
homossexual na sociedade
e na escola. O professor afirma existir diversas sexualidades e que abordá-las
no ambiente educacional é essencial para o fim do preconceito.
2–
Homofobia contra docente
O
professor fala de pesquisa realizada durante seis meses em escola municipal de
João Pessoa. Pretendia trabalhar o preconceito dos alunos contra um professor
homossexual. Contudo, foi percebido que esse educador também sofria preconceito
da parte dos demais docentes.
3- O preconceito pela
heteronormatividade
O professor aborda a normatividade heterossexual nas
escolas e as ações possíveis da instituição para o enfrentamento da LGBTfobia.
Para Cleudo, a maioria das escolas realiza atividades em datas comemorativas no
modelo heteronormativo, como, por exemplo, nos dias das mães e dos pais, em vez
de trabalhar um dia da família.
4- Professor homossexual na rede pública
Cleudo explica como se dá ambientação do
professor homossexual nas instituições educacionais públicas. Ele chama a
atenção para a necessidade de a escola garantir a não diferenciação no
tratamento dos professores, independentemente de suas orientações sexuais.
Cleudo explica como se dá ambientação do
professor homossexual nas instituições educacionais públicas. Ele chama a
atenção para a necessidade de a escola garantir a não diferenciação no
tratamento dos professores, independentemente de suas orientações sexuais.
5 - Programa Brasil Sem Homofobia
O
professor explica a concepção e as práticas do programa federal Brasil Sem
Homofobia, lançado em 2004. Na sua dissertação de mestrado, Cleudo analisou as
ações desse programa executadas tanto pela instância pública quanto pelas
universidades e ONGs na cidade de João Pessoa. O Brasil Sem Homofobia foi o
primeiro programa brasileiro a tratar da temática LGBT fora do âmbito da saúde.
6
– Ações atuais de combate a LGBTfobia
O professor destaca ações de combate à
LGTBfobia em andamento, como coordenadorias específicas de políticas públicas
nos âmbitos das administrações estadual e municipal; delegacia especializada em
crimes homofóbicos; e a regulamentação do uso do nome social nas universidades
federais da Paraíba, de Campina Grande e do Instituto Federal da Paraíba.
7–
Preconceito institucional
Professor Cleudo Gomes fala da LGBTfobia
institucionalizada. Para ele, é necessário denunciar sempre qualquer ato
preconceituoso, por menor que pareça.
8
– Ascensão do conservadorismo
Para o professor, a ascensão do
fundamentalismo religioso é uma das principais razões para o crescimento de
ideias conservadoras na mídia e na política. Assim, são esses os ideais
reproduzidos pela juventude que mais teve liberdade nos últimos tempos.
9 –
Escola sem LGBTfobia
O professor
aponta caminhos para construção de um ambiente de
aprendizagem seguro, acolhedor e respeitoso para todos, inclusive a população
LGBT. Para ele, é necessária uma reformulação no currículo escolar, para que se
trabalhem todas essas questões de cidadania e não haja invisibilidade das
pautas das minorias.
10
– A importância de políticas específicas a LGBTs
O professor explica a relevância do debate e
das ações em políticas públicas direcionadas para o combate direto à estrutura
LGBTfóbica.
11
– Papel da mídia e do audiovisual
O professor destaca a importância de
filmes, documentários e da mídia na desconstrução de estereótipos da comunidade
LGBT. Ele também explica como essa ferramenta pode ser explorada nas escolas.
12
– Uso das palavras “travesti” e “transexual”
Cleudo explica a diferença entre os
termos travesti e transexual. O professor destaca a importância de utilizar o
gênero correto.
13
– Identidade de gênero
Cleudo Gomes explica que a transexualidade é
mais do que se transvestir e usar vestimentas de determinado gênero.
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