sábado, 14 de junho de 2014

A homossexualidade tratada publicamente: empresas saem do armário e mostram seu apoio à causa

No início deste ano, a marca de alimentos Honey Maid lançou uma série de comerciais que retratavam famílias diferentes do “usual” – e uma delas retratava um casal de homens e seus filhos.

Embora o vídeo tenha sido recebido positivamente pela maior parte dos internautas, uma pequena parcela reagiu com ofensas e palavras de ódio. Em resposta, a companhia divulgou um segundo vídeo:


É interessante perceber como as grandes empresas assumem cada vez mais uma postura inclusiva no que se refere ao assunto. Se, até poucas décadas atrás, as peças publicitárias sexistas, homofóbicas e machistas predominavam, hoje em dia conservar uma postura discriminatória pode até abalar a imagem de uma empresa (recentemente, o CEO da Mozilla Firefox, Brendan Eich, foi afastado do cargo por seu ativismo anti-gay).

Empresas como Google, Facebook, Microsoft, Itaú e Coca-Cola já lançaram campanhas de apoio à causa homossexual e de repúdio à discriminação e homofobia. Muitas das campanhas foram lançadas em 2013 – época em que a Suprema Corte dos EUA considerou institucional a seção 3 da Lei de Defesa do Matrimônio (DOMA), que restringia o casamento entre homem e mulher – e retratam o símbolo da luta pelo direito à união homossexual (um = estilizado), criado pela ONG LGBT HumanRightsCampain. Veja algumas das peças:

Absolut Vodka

Budweiser

Chevrolet

Danone

Facebook

Google

Halls

Banco Itaú

Lacta

Oreo



E viva a igualdade!

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