No início deste ano, a
marca de alimentos Honey Maid lançou uma série de comerciais que retratavam
famílias diferentes do “usual” – e uma delas retratava um casal de homens e
seus filhos.
Embora
o vídeo tenha sido recebido positivamente pela maior parte dos internautas, uma
pequena parcela reagiu com ofensas e palavras de ódio. Em resposta, a companhia
divulgou um segundo vídeo:
É
interessante perceber como as grandes empresas assumem cada vez mais uma postura
inclusiva no que se refere ao assunto. Se, até poucas décadas atrás, as peças
publicitárias sexistas, homofóbicas e machistas predominavam, hoje em dia
conservar uma postura discriminatória pode até abalar a imagem de uma empresa
(recentemente, o CEO da Mozilla Firefox, Brendan Eich, foi afastado do cargo
por seu ativismo anti-gay).
Empresas
como Google, Facebook, Microsoft, Itaú e Coca-Cola já lançaram campanhas de
apoio à causa homossexual e de repúdio à discriminação e homofobia. Muitas das
campanhas foram lançadas em 2013 – época em que a Suprema Corte dos EUA
considerou institucional a seção 3 da Lei de Defesa do Matrimônio (DOMA), que
restringia o casamento entre homem e mulher – e retratam o símbolo da luta pelo
direito à união homossexual (um = estilizado), criado pela ONG LGBT
HumanRightsCampain. Veja algumas das peças:
Absolut Vodka |
Budweiser |
Chevrolet |
Danone |
Halls |
Banco Itaú |
Lacta |
Oreo |
E viva a igualdade!
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