segunda-feira, 9 de junho de 2014

Repercussão da campanha do MEL nas redes sociais

(Fonte: Mídia Sync)
Na novela Amor à Vida aconteceu um beijo gay entre Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso) no último capítulo da trama, ação que impactou o grande público. Com o tema da homoafetividade em discussão por diversos meios e áreas, meses depois outro marco na história do combate à homofobia brasileira aconteceria.

Estouraram diversas opiniões em portais, blogs, vários tweets na rede de microblogs, postagens no Facebook comentando o beijo gay na novela, comentários e mais comentários surgiram na internet. Bom, isso já não é novidade. Com essa "ideologia 2.0" o Movimento do Espírito Lilás (MEL), de João Pessoa-PB, quis despertar de vez o combate à homofobia.

No dia 15 de maio deste ano foi publicado no canal do Youtube da Ordem dos Advogados do Brasil de Campina Grande (OAB-CG), a campanha "O amor une, a homofobia não" idealizada pelo Movimento do Espírito Lilás (MEL), e que posteriormente viria a ser o primeiro anúncio com um beijo gay veiculado na TV aberta.

Surpreendentemente para alguns, ou normal para outros, a reação dos internautas foi positiva, segundo estudo de dados realizado pela empresa Mídia Sync. Os comentários, curtidas, tweets, e manifestações a favor da causa anti-homofóbica superou a negatividade - até então esperada.


Ouvi comentários, diria até, ignorantes, por parte de familiares e companheiros de trabalho sobre o beijo gay na propaganda do MEL, e todos baseados na lógica da visão infantil sobre o que se era visto. Volto a minha postagem anterior 'Diversidade sexual na escola', onde digo que as crianças devem aprender a respeitar, e não serem - e não são - incitadas sexualmente. Aliás, venhamos e convenhamos, ninguém se torna homossexual por causa de uma propaganda na TV.

Confira abaixo o vídeo da campanha "O amor une, a homofobia não":


Cógenes Lira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve.